ATA DA QUADRAGÉSIMA QUARTA SESSÃO SOLENE DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA TERCEIRA LEGISLATURA, EM 06-12-2002.

 


Aos seis dias do mês de dezembro de dois mil e dois, reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às dezessete horas e sete minutos, constatada a existência de quórum, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos da presente Sessão, destinada a homenagear os quarenta anos da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil - ADVB, nos termos do Requerimento n° 176/02 (Processo n° 3501/02), de autoria da Mesa Diretora. Compuseram a MESA: o Vereador José Fortunati, Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre; o Senhor Paulo de Tarso Carneiro, Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio e representante do Senhor Prefeito Municipal de Porto Alegre; o Senhor Dante D'Angelo, primeiro Presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil - ADVB; o Senhor Güinter Staub, representante da Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul - FEDERASUL; o Senhor Alberto Martins Brentano, Presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil - ADVB; o Vereador João Carlos Nedel, 1º Secretário da Casa. A seguir, o Senhor Presidente convidou a todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional e, em continuidade, concedeu a palavra aos Vereadores que falariam em nome da Casa. O Vereador João Carlos Nedel, em nome das Bancadas do PPB e PDT, prestou sua homenagem à Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil - ADVB - pelo transcurso do seu quadragésimo aniversário de fundação, comentando os objetivos sempre colimados pela entidade homenageada, no sentido de promover capacitação profissional, prestar treinamento e oferecer serviços de consultoria a empresas dos mais diversos segmentos do mercado gaúcho. A seguir, o Senhor Presidente concedeu a palavra ao Senhor Alberto Martins Brentano, que destacou a importância da homenagem hoje prestada pela Câmara Municipal de Porto Alegre aos quarenta anos de fundação da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil - ADVB. Após, o Senhor Presidente convidou a todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Rio-Grandense, agradeceu a presença de todos e, nada mais havendo a tratar, declarou encerrados os trabalhos às dezessete horas e quarenta e quatro minutos, convocando os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária da próxima segunda-feira, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador José Fortunati e secretariados pelo Vereador João Carlos Nedel. Do que eu, João Carlos Nedel, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após distribuída em avulsos e aprovada, será assinada por mim e pelo Senhor Presidente.

 

 


O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): Estão abertos os trabalhos da presente Sessão Solene, destinada a homenagear os quarenta anos da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB, proposta pela Mesa Diretora desta Casa.

Compõem a Mesa o Sr. Alberto Martins Brentano, Presidente da ADVB; Sr. Paulo de Tarso Carneiro, Secretário Municipal da Produção Indústria e Comércio, neste ato representando o Sr. Prefeito Municipal; Sr. Dante D’Angelo, primeiro Presidente da ADVB; Sr. Güinter Staub, representante da FEDERASUL. Queremos dar as boas-vindas a todos os que nos dão a honra da sua presença.

Encontra-se, também, entre nós, o Dr. Antônio Pires, Representante da Associação Cristã de Empresas.

Convidamos todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional.

 

(Ouve-se o Hino Nacional.)

 

O Ver. João Carlos Nedel está com a palavra.

 

O SR. JOÃO CARLOS NEDEL: Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) As organizações, como as pessoas, têm vida, finalidade e destino. Eu me atreveria até a afirmar, numa metáfora despretensiosa, mas expressiva, que algumas organizações muitas vezes até alma têm. Alma que é a sua substância essencial. E que, independente das circunstâncias estruturais ou conjunturais com as quais se envolva tal organização, dá-lhe perenidade no tempo e no espaço e faz parte imarcescível de um todo social, que se aperfeiçoa e que jamais se acaba. A ADVB - Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas - é, sem dúvida nenhuma, uma dessas instituições, assim caracterizada desde a sua concepção e nascimento. Pois, nasceu, no Rio Grande do Sul, há quarenta anos, já cerebrina, ao sabor do entusiasmo de um grupo de idealistas e impulsionada pelo apoio entusiasmado do incomparável empresário Paulo Vellinho, carismático líder de tantas entidades, empresas e organizações.

A partir de sua primeira Diretoria, então capitaneada por Dante D’Angelo, demonstrou uma vitalidade que logo impressionou o ambiente mercadológico e catalisou a atenção da sociedade, deixando clara sua mensagem de propósitos criativos e inovadores.

Desde então até hoje, quando a Presidência está nas mãos inteligentes de Alberto Brentano, sucessivas equipes dirigentes acentuaram a obstinação da ADVB, trazida de gênese, em perseguir um destino vocacionado ao melhor e ao mais certo. Pois bem. Nem as idiossincrasias da economia brasileira, movida com igual intensidade tanto pelos fatores ordinários como pela sensibilidade neural do mercado, e nem tampouco as disfunções econômico-administrativas de governos e desgovernos, que se alternaram nos últimos quarenta anos, desviaram a ADVB de sua rota.

Pois a ADVB também tem alma e uma alma muito especial, formada no combinar das almas de seus idealizadores e de seus seguidores. Uma alma impregnada da tradição de nossa terra, marcada pela perseverança, pelo denodo e pela bravura. Uma alma forjada com a têmpera da desconformidade e da insatisfação com a mediocridade e a acomodação, de que é bem representativa a bandeira inicial da ADVB: “Capacitar Para Vencer”. E, também, uma alma expansiva e generosa, aberta ao dar e ao receber, ao fazer e ao construir, ao ganhar e ao repartir.

Pode-se hoje afirmar, sem receio de equívoco, que a missão da ADVB de “gerar idéias e oportunidades que estimulem o desenvolvimento de uma cultura empresarial, que valorize empreendedores e profissionais, impulsione negócios e contribua para evolução da comunidade gaúcha” está sendo plenamente realizada. Sua solidez institucional está perfeitamente representada pela ampla sede de seu centro cultural, com cerca de cinco mil e trezentos metros quadrados de área construída. E o cumprimento de alguns de seus mais importantes objetivos pode ser avaliado pelo fato de ter alcançado o expressivo número de quatrocentas e setenta empresas associadas e por ter capacitado mais de duzentos e cinqüenta mil profissionais. É uma marca.

Não bastasse isso, a ADVB foi pioneira na realização de cursos para capacitação profissional, oferecendo treinamento e serviços de consultoria às empresas dos diversos segmentos do mercado gaúcho.

Seus eventos, sempre sinônimos de excelência, sofisticação e credibilidade, e as premiações recebidas, tais como a 30.ª edição do Prêmio Exportação, a 20.ª edição do Top de Marketing e o Top Agribusiness, apenas consagram alguns pontos da qualificação total da ADVB.

Em nome da Bancada do Partido Progressista Brasileiro, em que tenho o privilégio de ser acompanhado pelos ilustres Vereadores João Antonio Dib, aqui presente, Pedro Américo Leal e Beto Moesch, e ainda em nome da Bancada do Partido Democrático Trabalhista, especialmente Ver. João Bosco Vaz, aqui presente e também entusiasta da nossa querida ADVB, cumprimento a ADVB, nas pessoas de seus dirigentes e colaboradores, bem como todos os associados, por seus quarenta anos de combativa e exitosa presença em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

O Ver. João Antonio Dib, Líder da nossa Bancada, grande admirador da ADVB e que aqui está presente, muito triste com a votação de ontem, quando esta Casa proibiu a abertura do comércio aos domingos, pediu-me que dissesse o seu pensamento de que, nesta homenagem, esta Casa talvez se esteja querendo redimir, e pedindo desculpas à sociedade.

Tenho o especial orgulho de haver integrado a Diretoria da ADVB, durante quase oito anos, nas gestões dos grandes Presidentes Güinter Staub, que está aqui conosco, e de quem o sucedeu Reni Renato Jaeger, dos quais guardo saudade e memorável lembrança.

Sentindo-me, ainda que minimamente, participante dessa história tão bonita de trabalho e realização, que é a história da ADVB, desejo, do fundo do meu coração, que ela continue, através dos tempos, a dar esse magnífico exemplo de organização, que é capaz de transcender à mera estrutura social para ser tornar realmente viva, senhora de uma alma imperecível.

Deus abençoe todos, e continue nesse caminho tão grandioso, tão realizador de obras em benefício da nossa sociedade, especialmente do Rio Grande do Sul. Parabéns! Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): Meu caro Presidente Alberto Brentano, o Regimento desta Casa, quando delimita a realização de Sessões Solenes, outorga a iniciativa a cada um dos trinta e três Vereadores e Vereadoras desta Casa. Muito difícil é realizarmos Sessões Solenes que transcendam esse entendimento, até porque teríamos dificuldades de abrigar e agregar manifestações outras, se não pela vontade de cada um dos Srs. Vereadores, das Sr.ªs Vereadoras, aprovada, é claro, por este Plenário. Mas entendeu a Mesa Diretora, a qual eu tenho a honra de coordenar, que os quarenta anos dessa importante entidade não poderiam passar ao largo. Por isso a Mesa Diretora assumiu para si a responsabilidade de homenagear os quarenta anos da nossa querida ADVB. Não só assumiu como trouxe ao Plenário, e a proposição foi aprovada por unanimidade pelos trinta e três Vereadores e Vereadoras da nossa querida Câmara Municipal de Vereadores. Sei, porque tenho acompanhado ao longo do tempo, como homem público, especialmente no período em que estive na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e, naturalmente, agora, enquanto Vereador, a importância da ADVB na formação técnica qualificada de empresários, profissionais, de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, necessitam de um conhecimento mais profundo, gabaritado, de um conhecimento técnico mais qualificado para enfrentar esse processo que nos impõe um mercado cada vez mais competitivo, fruto da globalização que está diante de nós, gostemos ou não.

A ADVB tem cumprido, de forma brilhante, este papel. Os dados citados pelo Ver. João Carlos Nedel demonstram a amplitude das pessoas - técnicos, profissionais - que, ao longo do tempo, tiveram a oportunidade de buscar o seu aperfeiçoamento, uma qualificação maior junto à ADVB. Não tenho dúvida de que a ADVB do Rio Grande do Sul tem dado uma contribuição fundamental para o desenvolvimento econômico, para o desenvolvimento social e uma compreensão mais profunda do que é o nosso Estado, das suas relações de trabalho e, especialmente, na preparação muito capacitada desses profissionais, que, dia a dia, ajudam a construir a nossa economia e o nosso Estado. Diz o objetivo primeiro da ADVB que ela existe sim para ajudar a difundir e a aplicar os princípios e métodos científicos de formação, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais de vendas e marketing. Certamente o Rio Grande do Sul é uma referência nessa área, e muito a ADVB tem contribuído com esse papel.

Mas, não bastassem os números bastante contundentes já feitos sob a análise do competente Ver. João Carlos Nedel, quando percorremos os olhos sobre quem liderou a ADVB, acabamos, com isso, tendo uma noção extremamente exata da magnitude dessa entidade. Tomo a liberdade de citar os presidentes que por lá passaram e que hoje encontram, na figura do nosso querido amigo Alberto Brentano, essa bela representação. Começando com a idéia inovadora, como sempre, de Paulo Velhinho, mas que teve sob a batuta desse grande comandante Dante D’Angelo a primazia de não só fundar, mas levar a efeito a construção da ADVB em nosso Estado. Passa depois por João Otto Klepzig, Obed Dornelles Vargas, Güinter Staub, Reny Renato Jaeger, José Daltro Franchini, Otávio Dumit Gabret, Nelson Pacheco Sirotsky, Mércio Cláudio Tumelero, Alfredo Lisboa Ribeiro Tellechea, Renato Malcon, Ricardo Vontobel, Daniel Tevah, Peter Wilms, Gil Kurtz e atualmente sob a Presidência de Alberto Brentano. Esse nomes, certamente, orgulhariam qualquer instituição e entidade do nosso Estado e, não por acaso, estiveram à frente da ADVB ao longo dos seus quarenta anos. Por isso me sinto muito orgulhoso de estar tendo a oportunidade, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, na presença dos nossos Vereadores e de tantas presenças ilustres, de presidir uma Sessão Solene que faz toda a justiça a essa importante Instituição. Desejo uma vida longa à ADVB, e que ela continue seguindo os seus passos, formando, qualificando os profissionais gaúchos nesta luta constante, cotidiana, árdua, é verdade, mas que, certamente, encontram, na ADVB, um instrumento muito forte para conseguir que nós trilhemos um caminho muito mais fértil, uma modernidade muito mais humana e, certamente, a construção de um Estado muito mais adequado.

Por isso, meus cumprimentos a todos os funcionários da ADVB, aos seus diretores e a todos aqueles que por lá tiveram a honra de usufruir do conhecimento técnico da entidade.

Neste momento, convidamos o Sr. Presidente da ADVB, Alberto Martins Brentano, a fazer uso da palavra.

 

O SR. ALBERTO MARTINS BRENTANO: Boa-tarde! Sr. Presidente, Sr.ªs Vereadoras e Srs. Vereadores. (Saúda os componentes da Mesa e demais presentes.) É uma emoção muito grande, e é com muita alegria que nós da ADVB recebemos, hoje, nesta tarde, essa homenagem da Câmara de Vereadores da nossa cidade de Porto Alegre, na comemoração dos quarenta anos da ADVB.

Fundada que foi nos idos de 1962, a Entidade foi, é, e seguramente continuará sendo um marco na história do marketing do Estado do Rio Grande do Sul.

Pela ADVB passaram milhares de gaúchos e gaúchas que tiveram o seu enriquecimento curricular e pessoal, através de um manancial de informações que a Entidade transmite com suas atividades de ensino e eventos, e especialmente sob o estigma do nosso lema, citado pelo Ver. João Carlos Nedel, “Capacitar para vencer”. Essa sempre foi e será a missão da nossa Entidade.

Fundada com a importante colaboração, já citada aqui, pelo Paulo Vellinho, grande empresário com destaque no cenário do Rio Grande do Sul. A ADVB deu inicio a uma verdadeira revolução nas práticas e técnicas de vendas com a introdução de até então modernos conceitos de marketing e também, porque não, de vendas. Essa responsabilidade de cumprir tão importante papel de referência de marketing em vendas no Rio Grande do Sul é hoje também dividida entre outras renomadas entidades gaúchas. Mas muito nos orgulha, nós da ADVB, por sempre representarmos e sempre trazermos a inovação de todos os aspectos e de todas as atividades que envolvam o marketing no Rio Grande do Sul. A ADVB sempre foi a precursora e ela sempre procura, através de suas atividades, de sua área de ensino e dos seus eventos, trazer para o Rio Grande do Sul e trazer para toda a comunidade empresarial do Rio Grande do Sul as inovações que essa atividade tão importante para o desenvolvimento da economia representa.

Nesses quarenta anos, a Entidade enfrentou bravamente períodos muito difíceis na política e na economia brasileiras, conhecidos de todos nós, e mesmo assim seguiu e seguirá propagando o marketing pelo Rio Grande do Sul.

Não poderia deixar de destacar importantes personalidades empresariais do Rio Grande do Sul, entre as quais destaco os nossos ex-Presidentes e atuais Conselheiros da ADVB, não vou citar todos para não me estender, mas em especial: Güinter Staub, aqui presente; Peter Wilms, nosso grande precursor; Dante D’Angelo, Otávio Gadret, Renato Malcon, Ricardo Vontobel, Mércio Tumelero, Alfredo Tellechea, entre tantos outros. Nosso anterior Presidente Gil Kurtz. São personalidades que, sem dúvida, além de terem agregado um inestimável valor a nossa entidade durante suas gestões como Presidentes, também fizeram lá escola para seus futuros negócios de sucesso.

Com esse espírito de reconhecimento e de importância na comunidade empresarial de marketing e vendas do Rio Grande do Sul é que a ADVB comemora os seus quarenta anos, baseados, com certeza, em muito trabalho, cultura, seriedade e, obviamente, muito marketing e capacitação dos profissionais dos mais diversos níveis que por lá passaram, e que ainda vão passar dentro da nossa entidade, durante esses longos quarenta anos ministrados pela ADVB com, creio eu, brilhantismo.

Não podemos deixar de citar, neste momento tão especial, o inestimável apoio que a ADVB recebeu do Município de Porto Alegre. Notadamente pelo terreno onde nós temos hoje erigida a nossa sede social. Esse terreno é fruto de um contrato de concessão de uso celebrado pelo Município de Porto Alegre e a nossa entidade. Esse contrato foi firmado em 13 de outubro de 1988 pelo então Prefeito Alceu Collares, na época sobre a presidência da ADVB Mércio Tumelero. Posteriormente, por força de necessidade do Município no tocante à construção do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho foi solicitada pelo Município de Porto Alegre uma alteração do local onde deveria se situar o terreno da ADVB e foi celebrado um aditivo contratual a esse contrato de concessão de uso, já com o Prefeito Olívio Dutra, recebendo então a ADVB definitivamente o terreno sobre o qual hoje está construída a sua sede social. Ambos contratos receberam, creio eu, pelo reconhecimento de todas as nossas atividades de ensino institucionais, a homologação unânime desta Casa, Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, o que é motivo de muito orgulho para a ADVB.

Na gestão de Mércio Tumelero, nos anos de 1988/1989, foi celebrado esse contrato de concessão, e as obras foram edificadas na gestão do então Presidente Daniel Tevah, nos anos de 1996/1997, com muito custo, mas nós conseguimos, não é Dante? Com o sacrifício que, com certeza, valeu a pena e valerá por muitos anos e pelo que isso representa para as atividades empresariais do nosso Estado.

Reiteramos, assim, a importância e o reconhecimento do Município de Porto Alegre e desta Casa Legislativa nas atividades desenvolvidas pela ADVB na nossa comunidade.

A ADVB agradece à comunidade gaúcha, que sempre prestigia e participa de nossas atividades, e agradece, com muito orgulho e carinho, esta homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, que nos prova e nos dá a certeza de que não estamos sozinhos nessa caminhada e que nos traz a responsabilidade de seguir em frente para podermos estar aqui novamente, comemorando, outra vez, nos próximos quarenta anos, a nossa grande ADVB. Por esta razão – e já estava no meu discurso, Ver. Fortunati, mas vou seguir e repetir –, vida longa à ADVB, porque cumpre e com certeza seguirá cumprindo importante papel na capacitação de todos profissionais, não só de marketing de vendas, mas de todos que por lá passam e que necessitam das empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Essa é a missão e o dever de nossa entidade, a qual esperamos cumprir com certeza, com a responsabilidade de cumprirmos com o contrato de concessão celebrado com o Município de Porto Alegre. Vida longa à ADVB, muito obrigado.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (José Fortunati): Convidamos todos os presentes para ouvirmos o Hino Rio-Grandense.

 

(Ouve-se o Hino Rio-Grandense.)

 

Agradecemos a presença de todos e damos por encerrada a presente Sessão Solene.

 

(Encerra-se a Sessão às 17h44min.)

 

* * * * *